A Junta de Freguesia de Anta e Guetim foi distinguida com a bandeira verde do programa Eco-Freguesias XXI , uma iniciativa da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAAE) que reconhece, a nível nacional, as freguesias com melhores práticas de sustentabilidade ambiental, social, económica e cultural.
A conquista deste reconhecimento resulta de um processo de avaliação, baseado em dez indicadores que analisam políticas locais nas áreas da mobilidade, gestão ambiental, participação pública, biodiversidade, economia local e educação para a sustentabilidade, entre outras.
Para Nuno Almeida, presidente da Junta de Freguesia de Anta e Guetim, a distinção representa “mais do que um prémio” e constitui-se, por isso, como o reconhecimento de “um trabalho diário, discreto, mas consistente”, assente numa “visão estratégica” que aposta na valorização ambiental, na qualidade de vida e no desenvolvimento sustentável do território.
“Fomos, aos poucos, construindo e implementando soluções que agora foram avaliadas e reconhecidas por uma entidade externa de prestígio. É uma valorização que chega de fora para dentro, mas que tem origem no empenho de todos”, sublinha o autarca, em comunicado.
Nuno Almeida refere ainda que o galardão simboliza o encerramento de um ciclo de governação “comprometida com as pessoas e com o território”, deixando um legado que ultrapassa “a atual configuração administrativa”.
O programa Eco-Freguesias XXI é coordenado por uma comissão nacional que integra, além da ABAAE, representantes da Agência Portuguesa do Ambiente, Universidade de Coimbra, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Quercus, entre outras entidades.