1º Encontro Nacional de Pintores de Cavalete

30 Abril, 2015

A Cooperativa Nascente, em Espinho, prepara-se para acrescentar às suas atividades anuais um novo evento que pretende afirmar com um momento alto na dinâmica cultural, artística, turística e de lazer da Cidade de Espinho.

Esta iniciativa, inédita no formato e na dimensão que ambiciona alcançar, é o 1º Encontro Nacional de Pintores de Cavalete, marcado para 27 de junho, com realização prevista para o Parque João de Deus, ao ar livre, portanto, e apoiado pelo município espinhense.
A escolha deste formato traduz os objetivos imediatos do evento, que são a valorização da pintura oficinal e da mestria através da recuperação e promoção dos laços da prática artística na relação com a natureza. Paralelamente, deverá contribuir para promover o relacionamento e a partilha entre o espectador e o artista no espaço público e potenciar a Cidade de Espinho – “da luz e do mar”- como meeting point da sensibilidade artística regional e nacional.

Pretende-se, assim, organizar um evento valorizador da arte de pintar com cavalete, que decorra num ambiente convivial e festivo, caraterizado por ambiências de espírito romântico e impressionista. Para tal, a organização e a gestão do espaço onde se prevê a realização do evento – o Parque João de Deus – e o contexto favorável que ele proporciona serão aspetos determinantes.

Poderão participar no Encontro todos os pintores que usem o cavalete na sua prática artística regular, independentemente da técnica ou estilo e bem assim do desenvolvimento artístico alcançado. Neste sentido, tanto podem inscrever-se os chamados pintores de domingo, como os jovens artistas à procura de uma carreira, como pintores já com obra reconhecida.

A organização não propõe qualquer tema para o Encontro e os participantes são convidados a levar consigo todos os materiais de trabalho de que necessitem para concretizar a sua participação. A participação prevê o pagamento de uma taxa de inscrição no valor de 5 euros.
Em resultado de tudo isto, espera-se que este 1º Encontro Nacional de Pintores resulte também como um evento que contribua para promover a imagem da cidade de Espinho enquanto destino turístico e contexto ambiental, físico e humano especialmente acolhedor e adequado para a realização deste evento.

Facebook do evento: https://www.facebook.com/pages/1%C2%BA-Encontro-Nacional-de-Pintores-de-Cavalete/828701093889591

Email para inscrições: pintores@nascente.org.pt




O seu endereço de email não será publicado.

*

Não são permitidas tags HTML.